É um daqueles segredos escondidos à vista de toda a gente. Fica na base da Serra da Arrábida, muito perto do procurado Portinho da Arrábida e guarda, numa gruta de onde se vê o mar, uma antiga capela, com um pequeno altar no século XVII ou XVIII, onde até existiram imagens religiosas, de Nossa Senhora da Conceição, Santo António e Santa Margarida. Chama-se Gruta da Lapa de Santa Margarida, e hoje já só resta a imagem que lhe dá nome, guardada no Convento da Arrábida. As outras foram roubadas, não se sabe se por vandalismo ou devoção.
Apesar de perto de uma das principais zonas de veraneio e de lazer da zona, não é fácil de encontrar. Em frente ao lar de férias da Casa do Gaiato há um caminho particular e, à esquerda, um trilho no meio da vegetação. Encontra-se facilmente, depois de alguns metros percorridos, a escadaria onde a aventura começa. São 200 degraus, alguns irregulares, que descem até à gruta, obrigando a atenção em relação ao local onde se metem os pés. A meio do caminho, os recortes da rocha deixam ver o azul do mar, sinal de que a gruta está por perto. Sugere-se companhia pelos treinados instrutores da A Vertente Natural (Tel. 937275994) que estão habituados a levar os aventureiros a locais inacessíveis.
Primeiro, os olhos têm de se habituar à escuridão, já que a luz vem apenas da entrada, um último lance de escadas, e da abertura recortada na rocha de onde se vê o mar. Mas bastam poucos segundos para descobrir a capela, construída na gruta escavada pelo mar, que afinal de contas, está a menos de 5 metros de distância. A simbologia religiosa já desapareceu, debaixo das pinturas e do vandalismo e não se assuste, mas há quem diga que por ali há rituais de feitiçaria e bruxaria.
Diz a lenda que a tripulação de um barco cristão, ao fugir de um barco de piratas, se refugiou nesta gruta depois da embarcação encalhar nas rochas, tendo sobrevivido à perseguição. O altar foi erguido como forma de agradecimento na gruta, com cerca de 20 metros e com mais duas salas pequenas. De um lado é o mar que se avista, do outro reza outra lenda que há um túnel secreto que leva ao Convento de Nossa Senhora da Arrábida. Se viu o filme “O Convento” de 1995, realizado por Manoel de Oliveira, com Catherine Deneuve e John Malkovich já viu a Lapa de Santa Margarida. O local foi cenário do filme.
O mundo subterrâneo da Serra da Arrábida é diverso, com grande número de grutas junto do mar a descobrir com guias especializados da Discover The Nature (tel. 925437916). Destaca-se ainda a Gruta da Figueira Brava, com cerca de 748 metros quadrados, e a Gruta do Médico, que inclui várias salas e requer alguma perícia na exploração. Termine em Alpertuche, pequena praia de águas límpidas e muitas pedras, situada a cerca de 100 metros do Portinho da Arrábida.
O Parque Natural da Arrábida estende-se por mais de 10 000 hectares, abrange os concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela e engloba as serras do Louro, São Luís, Gaiteiros e São Francisco. Percorra o caminho pedestre do Portinho da Arrábida, com 1,3 km. Parta da Estação Arqueológica do Creiro, do século I d.C., complexo industrial do Alto Império Romano. Visite o Museu Oceanográfico, no Forte de Santa Maria da Arrábida (tel. 265009982), e espreite, então, a curiosa Lapa de Santa Margarida. Continue a aventura subtérrea em direção ao Portinho. Observe os vestígios humanos do período do Neolítico nas Grutas da Figueira Brava e do Médico.