Que Voz é Esta?

“As fobias aparecem mais no início da idade adulta e tornam-se um problema quando causam ansiedade e se tenta controlar o incontrolável”

No mais recente episódio do podcast “Que Voz é Esta?” falamos sobre as causas e manifestações de diferentes tipos de fobias, o impacto que podem ter na vida das pessoas e as estratégias mais eficazes para as combater. Ouça o testemunho de Hugo Soares, que esteve dois meses “preso” em casa, sem conseguir sair, devido a uma crise de agorafobia, e as explicações da psicoterapeuta Ana Moniz

Que voz é esta?

Hugo Soares sempre teve “uma relação muito estreita com os medos”. Em criança e ao longo de toda a adolescência ficava frequentemente ansioso se tivesse de dormir fora de casa ou andar sozinho na rua. A mesma ideia assaltava-lhe o pensamento: se se sentisse mal, não teria ninguém próximo de si para o ajudar. O desconforto foi-se “manifestando aos poucos”, à medida que crescia, sem que soubesse que nome dar ao que sentia, mas o problema agravou-se na idade adulta. Aos 36 anos, uma crise severa de agorafobia, precipitada por um burnout, “prendeu-o“ em casa durante dois meses inteiros.

“Quando tentava sair da porta do prédio para fora, começava a sentir uma ansiedade aguda, que me impedia de tomar decisões conscientes. Na realidade, racionalmente, eu sabia que não haveria problema nenhum [em sair], mas o bloqueio era muito forte”, conta Hugo Soares, hoje com 41 anos, no mais recente episódio do podcast “Que Voz é Esta?”.

Foram precisos vários meses até conseguir voltar a andar sozinho na rua, completamente autónomo, um “processo muito lento”, construído, literalmente, passo a passo. Primeiro, o objetivo era ir apenas até à caixa do correio, junto à porta do prédio, depois conseguir ir até ao fim da rua, mais tarde ao supermercado e assim sucessivamente, alargando, aos poucos, a sua “bolha de segurança”.

Igualmente convidada neste episódio do podcast “Que Voz é Esta?”, a psicóloga e psicoterapeuta Ana Moniz explica que as fobias são extremamente comuns, mas podem constituir um problema sério “quando começam a ter um impacto na vida do dia a dia e a causar sofrimento significativo”.

Nestes casos, o mal-estar não se manifesta apenas quando se está perante a situação ou o objeto da fobia. “O problema é o espaço que a fobia ocupa na nossa vida, é permanentemente andar a antecipar, a tentar controlar o incontrolável e a sensação de vulnerabilidade extrema que isso provoca, despertando um estado de alerta permanente, que causa grande ansiedade“, explica.

Qual é a origem das fobias e como é que estas se manifestam, em que medida podem condicionar a vida do dia a dia e em que consiste o tratamento são algumas das questões abordadas no mais recente episódio do podcast do Expresso dedicado à saúde mental.

“Que voz é esta?” é o nome do podcast do Expresso dedicado à saúde mental. Todas as semanas, as jornalistas Joana Pereira Bastos e Helena Bento dão voz a quem vive com ansiedade, depressão, fobia ou outros problemas de saúde mental, ouvindo igualmente os mais reputados especialistas nestas áreas. Sem estigma nem rodeios, fala-se de doenças e sintomas, tratamentos e terapias, mas também de prevenção e das melhores estratégias para promover o bem-estar psicológico. O podcast conta com o apoio científico de José Miguel Caldas de Almeida, psiquiatra e ex-coordenador nacional para a saúde mental.

Últimas