O Mundo a seus Pés

Eleições no Reino Unido e o fim da era conservadora parece inevitável: que mossa podem os eurocéticos fazer a este eleitorado?

Os britânicos vão a votos a 4 de julho e tudo aponta para uma vitória avassaladora do Partido Trabalhista, na oposição há 14 anos. O primeiro-ministro Rishi Sunak aposta em trunfos económicos e na política migratória, mas os desaires são diários e os eurocéticos mordem os calcanhares aos tories, que não descolam de um atraso de 20 pontos percentuais nas sondagens

O Mundo a seus pés

Com eleições legislativas daqui a pouco mais de um mês, o Reino Unido antecipa uma mudança profunda, com todos os estudos de opinião a prever o fim de 14 anos de governação do Partido Conservador, com cinco primeiros-ministros e muitas polémicas.

Não podia haver melhor ocasião para juntar em estúdio os jornalistas do Expresso que têm coberto a atualidade britânica e uma série de idas às urnas, entre eleições e os referendos à independência da Escócia e a saída da União Europeia. A correspondente do jornal em Londres, Francisca Ferreira Marques, e a jornalista Ana França, que também teve tal cargo antes de integrar a redação, juntam-se ao editor Pedro Cordeiro num episódio com edição técnica a cargo de Salomé Rita.

Que dimensão pode ter a vitória dos trabalhistas de Keir Starmer? A norte, estarão postas de parte as ambições independentistas escocesas? Que mossa podem os eurocéticos fazer ao eleitorado conservador? Estas e outras interrogações são abordadas numa conversa informal.

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria Internacional do Expresso. Subscreva e ouça mais episódios.

Últimas