Tem da política uma visão de “serviço” onde, diz, “vamos estando à medida que sentimos que podemos contribuir para para melhorar as nossas comunidades”. É adepto da renovação e destaca que “um dos maiores riscos para a democracia são os políticos que perduram tempo a mais nos cargos públicos”. Há, enfatiza, “uma viciação da retórica, do discurso, da forma de pensar que temos de saber contrariar”.
Por isso, embora desde muito jovem tivesse o que se chama de “queda para a política”, Ricardo Batista Leite, ex-deputado e vice presidente da bancada parlamentar do PSD e atual CEO da Health AI, nunca abdicou de construir uma carreira na medicina e de se manter ligado à ciência e à inovação, através da academia, na condição de professor. Trata-se, diz, de “manter a ligação ao mundo real, às pessoas”.
Médico de formação, pós-graduado em Doenças Infecciosas e Medicina Tropical e doutorando em Saúde Pública e Sistemas de Saúde, na Universidade de Maastricht, foi a política e o cargo de deputado que colocou Ricardo Baptista Leite na agenda mediática. Mas o seu percurso está longe de se resumir ao Parlamento.
O atual CEO da plataforma global Health AI garante nunca abriu mão de ter “a independência de uma profissão base” além da política e de regressar à medicina sempre que entendeu que podia fazer a diferença. Aconteceu na pandemia de covid-19 e, mais recentemente, na Ucrânia onde integrou, como médico, uma missão humanitária.
Mantém uma ligação sólida à academia como professor, coordenador científico e orador regular em matérias ligadas à Saúde Pública, Saúde Sustentável e Inovação no sector da Saúde. Fundou a Creating Health, ligada ao financiamento de investigação e inovação na saúde, co-fundou as Conferências do Estoril, é membro da European Leadership Network. E em 2016 foi reconhecido pelo The Economist como um líder transformador, pelo trabalho desenvolvido no campo da Hepatite C.
Numa conversa onde recorda a vinda do Canadá para Portugal e a importância da família no seu desenvolvimento e na carreira, fala da visão que tem da liderança e da paixão de criança que pela política.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.