Geração 80

“Estar dentro da direção do Vitória de Setúbal foi uma experiência brutalíssima, aprendi como se pode ir do céu ao inferno em 24 horas”

Cresceu em Setúbal no início dos anos 80. Em pequeno gostava de desenhar e esculpir e para desgosto do pai queria ser artista. Estudou Design Industrial porque queria ser animador da Disney, o caminho foi outro. Aos 23 anos abriu a primeira empresa, que acabou por falir, mais tarde, a paixão pelo Vitória de Setúbal levou-o ao clube e à direção de Marketing. Hoje CEO do THU. André Luís é o convidado do Geração 80

Geração 80

Nasceu em 1981, em Setúbal, no dia de São João. É o criador da THU - a “UNESCO privada das indústrias criativas”, como gosta de descrever. Sempre foi uma criança criativa, com gosto pelo desenho e escultura. O avô era designer e talvez venha daí a sua “veia artística” - para desgosto do pai que achava que o filho ia “estragar” a vida.

Não foi um adolescente fácil, faltava às aulas e no secundário nem caderno e mochila usava. Estudou Design Industrial e Gestão de Marketing porque tinha o sonho de ser animador da Disney, trabalho que acabou por nunca exercer.

Aos 23 anos abriu a primeira empresa que acabou por falir. Pelo caminho foi diretor de marketing do Vitória de Setúbal e hoje é CEO do THU - o Trojan Horse was a Unicorn - organizador do evento mundial de indústrias criativas.

André Luís é o convidado do novo episódio do Geração 80 conduzido por Francisco Pedro Balsemão.


Livres e sonhadores, os anos 80 em Portugal foram marcados pela consolidação da democracia e uma abertura ao mundo impulsionada pela adesão à CEE. Foram anos de grande criatividade, cujo impacto ainda hoje perdura. Apesar dos bigodes, dos chumaços e das permanentes, os anos 80 deram ao mundo a melhor colheita de sempre? Neste podcast, damos voz a uma série de portugueses nascidos nessa década brilhante, num regresso ao futuro guiado por Francisco Pedro Balsemão, nascido em 1980.

Últimas