País

Corrida em pista ilegal em Vila do Conde acaba mal: três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave

Um despiste durante uma corrida ilegal causou três feridos, um deles em estado grave. A pista de Guilhabreu, em Vila do Conde, não tem licença, mas continua a receber provas.

Catarina Lázaro

João Sotto Mayor

António Soares

A prova na pista de Guilhabreu, em Vila do conde, terminou escassos segundos depois de ter começado, este sábado, a propósito do Motor Show Fest. Os vídeos, partilhados nas redes sociais, mostram o momento em que um dos carros se despistou e embateu nas proteções laterais de betão.

Três pessoas ficaram feridas, entre elas, uma criança de 14 anos, um jovem e um adulto de 45 que teve múltiplas fraturas e continua internado.

A pista não tem licença há quase dez anos, mas isso nunca travou as corridas que atraem milhares de pessoas ao fins de semana à noite.

O Ministério Público quer acabar com estas competições ilegais. Na sequência das queixas dos moradores por causa do barulho, o MP já acusou oito pessoas, incluindo o dono da pista, de um crime de poluição. Exige ainda o pagamento de 300 mil euros por danos ecológicos e morais.

A acusação diz que o espaço tem bilheteiras, bar e armazéns e que na pista se realizam provas de drift, corridas de motocross e autocross não autorizadas pelas autoridades oficiais e que não cumprem regras administrativas. Acrescenta ainda que o ruído é audível a dois quilómetros de distância.

Em resposta à SIC a Câmara de Vila do Conde alega que não tem competência para fechar a pista.

A GNR adianta que fez várias fiscalizações e que correm dois processos crime em tribunal.

A ASAE não prestou esclarecimentos.

Últimas