Já está em Belém a Lei de Estrangeiros que foi aprovada no Parlamento pela direita e com os votos contra de toda a esquerda. Mas o Presidente da República ainda não olhou para ela.
De acordo com o que a SIC apurou, o governo fez alterações de última hora ao diploma e Marcelo Rebelo de Sousa ainda precisa de avaliar se podem subsistir dúvidas constitucionais ou políticas. Desta forma, está tudo em cima da mesa: o veto político ou o envio para o Tribunal Constitucional.
E o tempo está a contar. Se a opção for a de avaliação da constitucionalidade, o Presidente tem até ao final da próxima semana para tomar a decisão. Se o caminho for o veto político, o prazo termina a 6 de agosto.
Mas há outra data na agenda. Na próxima terça-feira, o Presidente vai ter um dia cheio. Recebe em Belém várias entidades que representam desde a igreja a imigrantes, passando pelos partidos. Chega e Livre já têm audiências marcadas. Bloco de Esquerda e PCP também querem ser ouvidos pelo Presidente.
Ao contrário do que aconteceu com a nova lei de estrangeiros, o Presidente já deu luz verde a outros diplomas que recebeu mais ou menos na mesma altura.