Nem notas, nem pautas. Foi assim durante a manhã em todas as escolas do país. Os alunos do 9.º ano aguardavam ansiosos pelas classificações, incluindo os 150 de uma escola em Vila Nova de Gaia, que a SIC visitou.
Os exames nacionais do 9.º ano foram feitos nos dias 20 e 25 de junho. As notas deveriam ter sido divulgadas esta terça-feira, mas isso não aconteceu, o que está a comprometer a matrícula destes alunos no próximo ano letivo.
O Júri Nacional de Exames justificou o atraso com problemas técnicos e garantiu que as classificações seriam enviadas hoje para as escolas.
A Fenprof responsabiliza o Governo e diz que isto se deve à realização de provas digitais.
O presidente da Associação de Diretores de Agrupamento de Escolas pede mais esclarecimentos à tutela. Filinto Lima alerta que o tempo está a contar e que esta espera pode trazer consequências.
Além dos atrasos, houve ainda outro problema com os exames nacionais do 9.º ano. A prova de Matemática pode ser anulada em 15 escolas do país, devido aos constrangimentos reportados pelos pais sobre o tempo de compensação que foi dado aos alunos.
Diretores esperam que notas do 9.º ano sejam conhecidas esta quarta-feira mas não sabem quando