País

Primeiro-ministro lamenta morte "inesperada e trágica" de Diogo Jota e diz que é "um dia triste"

Luís Montenegro expressou profundas condolências pela morte do internacional português e jogador do Liverpool, Diogo Jota, de 28 anos, e do seu irmão, de 26, numa publicação na rede social X. O acidente mortal ocorreu esta madrugada na A‑52, em Cernadilla, Espanha.

SIC Notícias

O primeiro-ministro lamentou a morte "inesperada e trágica" do futebolista Diogo Jota, num acidente de viação, considerando que este é "um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional". Luís Montenegro afirmou que "o país está de luto".

O chefe de Governo fez uma curta declaração aos jornalistas, esta quinta-feira, à margem de um evento, em Lisboa."É de facto uma notícia absolutamente inesperada e trágica que o Governo e eu próprio lamentamos profundamente. Queria manifestar uma vez mais o nosso pesar, a nossa profunda consternação pela partida precoce de um atleta de eleição, um representante muito digno das cores de Portugal e também do seu irmão, também igualmente atleta", referiu.

Montenegro apontou os dois irmãos, que morreram num acidente de viação em Espanha, como "exemplos de dedicação, de simplicidade e de estímulo à prática desportiva".

"O país está hoje de luto, o desporto português internacional vive um dia de profundíssima tristeza, já tivemos a ocasião de endereçar à família e aos amigos este nosso sentimento de solidariedade e de facto é com profundo choque que tomamos conhecimento de uma tragédia desta envergadura", disse.

Questionado de que forma o Governo se fará representar nas cerimónias fúnebres, Montenegro disse ainda não ter informação sobre o funeral, mas assegurou que o Executivo estará representado.

"Trata-se de um atleta que representou sempre com grande dignidade, espírito de entreajuda e de solidariedade as cores de Portugal e que foi um exemplo pela forma e pela postura que teve sempre de grande simplicidade, de grande dedicação, de grande espírito de equipa", reiterou.

Ja antes, o primeiro-ministro tinha reagido à notícia nas redes sociais:"A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão é inesperada e trágica. Deixo aos familiares as mais sentidas condolências. É um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional", escreveu Luís Montenegro, numa publicação na rede social X.

O internacional português e jogador do Liverpool, Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão, de 25, morreram esta madrugada num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.

Na seleção nacional de futebol, Diogo Jota contou com 49 internacionalizações e duas Ligas das Nações no currículo.

Diogo Jota era jogador do Liverpool há cinco épocas. Fez a formação no Gondomar e no Paços de Ferreira, representou por uma época o FC Porto, por empréstimo do Atlético de Madrid, que o voltou a ceder ao Wolverhampton, no qual acabou por assinar e jogar durante três épocas.

Do acidente em Espanha resultou também a morte de André Silva, irmão de Diogo Jota, extremo que representava o Penafiel, da II Liga de futebol.

Com Lusa

[Notícia atualizada às 13h54]

Últimas