País

“Os bombeiros estão prontos para o que possa surgir nos próximos dias”

Com o aumento das temperaturas, a humidade relativa do ar inferior a 30%, e noites tropicais, aumenta significativamente o risco de incêndio rural. O vice-presidente da Liga dos Bombeiros explica à SIC Notícias como funciona o combate a eventuais incêndios e deixa recomendações à população.

SIC Notícias

Esta quarta-feira, os termómetros vão chegar aos 37ºC. O IPMA avisa que as temperaturas máximas vão ser elevadas e persistentes durante os próximos dias e é esperado que quinta e sexta-feira sejam os dias mais quentes - há regiões do país que vão mesmo chegar aos 40ºC.

Com o aumento das temperaturas, a humidade relativa do ar inferior a 30%, e noites tropicais, aumenta "significativamente o risco de incêndio rural", diz a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

“Regiões do Interior Norte e do Algarve vão ser as mais afetadas pelo aumento das temperaturas e nos próximos dias haverá um incremento do risco de incêndio”, alerta Marco Martins, vice-presidente da Liga dos Bombeiros de Portugal.

Marco Martins garante que “os bombeiros estão prontos para o que possa surgir nos próximos dias”.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR/25) estará ativado, com cerca de 8.900 operacionais mobilizados, apoiados por mais de 1.800 veículos e 33 meios aéreos.

O vice-presidente da Liga dos Bombeiros de Portugal deixa ainda algumas recomendações à população.

“Claramente, prudência é o adjetivo que mais devemos ter em consideração”, começa por dizer Marco Martins.

Últimas