País

Entre o digital e a realidade: como ensinar os jovens a navegar no mundo dos media

O evento incluiu atividades práticas como a simulação de um jornal televisivo e gravação de podcasts, além de debater temas como literacia mediática e a interseção entre inteligência artificial e cidadania. Projetos como o Expressinho e o SIC Explica.me foram destacados como iniciativas relevantes nesta área.

Maria José Mendes

Gil Barbosa

Miguel Castro

Preparar as novas gerações para uma relação mais saudável com os meios de comunicação social é o desafio que se propõe o Encontro Nacional de Educação para os Media, que decorreu numa escola secundária em Matosinhos.

Leonor segue formosa e segura no alinhamento definido, mesmo que o corpo, no final, diga o contrário.

Se, deste lado da biblioteca, decorre um jornal televisivo, entre prateleiras espreita-se a gravação de um podcast. Porque, para dominar, é preciso primeiro conhecer.

A literacia mediática foi a porta de entrada para um debate que deve começar também pelos mais novos, e onde existem projetos como o Expressinho, que arrancou há cinco anos, e o SIC Explica.me, um recém-nascido com mês e meio.

O 8.º Encontro Nacional de Educação para os Media debruçou-se ainda sobre o cruzamento entre a inteligência artificial e a cidadania e decorreu na Escola Secundária da Senhora da Hora, em Matosinhos.

Últimas