A viagem já começou. O 'SIC Explica.me' chegou ao mundo digital e promete esclarecer de forma simples e prática as dúvidas dos mais novos.
"Este é mais um projeto editorial da SIC Notícias, precisamente com esse objetivo: cativar os mais jovens. O mundo é-lhes explicado de forma simples, mas sempre com a lógica de apostar nos factos, na verdade, distinguindo claramente o que é verdadeiro do que é falso e seguindo sempre o princípio daquilo a que chamamos literacia mediática", explica Bernardo Ferrão, diretor de Informação da SIC.
No site, dirigido a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos, podem encontrar textos, vídeos e quizzes que vão dar resposta às perguntas sobre o mundo em que vivemos.
A diversidade de temas é grande desde como se formam as ondas gigantes da Nazaré até ao que é a Inteligência Artificial (IA).
"A lógica é enquadrá-los e dar-lhes factos e dados para que eles possam também ter o seu próprio pensamento, o seu próprio raciocínio e visão completamente factual do mundo", acrescenta Bernardo Ferrão.
E se as dúvidas persistirem: o 'Lumi' está cá para as esclarecer.
"Olá, eu sou o Lumi. Sou uma criatura imaginária constituída essencialmente por luz. Gosto da verdade. Quero guiar-te numa viagem pelos assuntos mais importantes do dia a dia para que estejas sempre bem informado."
Pais, alunos e professores podem fazer parte deste projeto e enviar perguntas e propostas de trabalhos para temas@sicexplicame.pt.