A PSP lançou uma campanha de alerta sobre o duplo significado de alguns emojis utilizados por crianças e adolescentes nas redes sociais. As autoridades começam por alertar os pais para as referências sexuais nas mensagens dos adolescentes. A PSP chama também a atenção para conversas com desconhecidos em chats, aplicações de encontros e plataformas de jogos online.
"Nós testemunhamos nossas sessões Mirabilis para pais, para professores, para crianças, mas principalmente que os pais desconhecem estes conteúdos que os filhos consomem. E estamos a falar de temas de parentalidade profundamente sérios e reais. E são temas que acontecem em todas as classes sociais, não é só do outro lado do mundo, acontecem cá em Portugal, e acontecem em todas as escolas privadas, públicas, todas elas", explica Matilde Braancamp Sobral.
"Temos que verdadeiramente educar, temos que dar tempo. A peça fundamental de saúde mental é a vinculação segura. Portanto, nós pais, nós famílias, temos que dar tempo para educar e tempo quando educamos é uma partilha, é saber mais. Por exemplo, nós olhamos para a família da série da adolescência, Era uma família aparentemente estruturada, mas será que havia partilha?", questiona a fundadora da Associação Mirabilis, a propósito da série "Adolescência", que deu o mote para o debate sobre este tema.
A utilização de emojis nas redes sociais pelos adolescentes ganhou expressão nos últimos dias depois da estreia desta minissérie da Netflix.
Os emojis de uma banana, de um cachorro quente ou de uma beringela, por exemplo, são usados para descrever o órgão sexual masculino. Já uma flor, um taco ou sushi podem ser usados para falar do órgão sexual feminino. A conjugação destes símbolos podem formar mensagens sexuais.
A polícia alerta também os pais para os emojis utilizados para conversas sobre droga. Um simples trevo ou um emoji de brócolos pode significar canábis. Uma seringa, um coração ou um cavalo referem-se a heroína. Já um floco de neve ou um coco podem ser referências a cocaína. O M.D.M.A. é representado por um rebuçado, um trovão ou um coração.
As anfetaminas podem ser representadas por um coração azul por exemplo e os cogumelos alucinogéneos pelos verdadeiros cogumelos que utilizamos na alimentação. A PSP alerta ainda para os símbolos utilizados por traficantes como notas, uma bolacha ou uma coroa.