Jamie Miller, de 13 anos, é levado pela polícia a meio da noite. Perante o choque dos pais e da irmã, é acusado do homicídio de uma colega de escola. A família, a psicóloga e a polícia tentam perceber o que aconteceu. A ação da minissérie passa-se depois do crime.
Stephen Graham, co-criador, co-argumentista e ator em "Adolescência" (interpreta o papel de pai do rapaz), explica que a ideia surgiu depois de ler e de ver na televisão que um grupo de jovens tinha esfaqueado até à morte raparigas.
"E se for honesto, magoou o meu coração. E fez-me, instantaneamente, pensar: o que é que está a acontecer com a sociedade, que permite que estas coisas aconteçam?", conta Stephen Graham.
E são precisamente os temas abordados que estão a ajudar na popularidade da série - o bullying, a masculinidade tóxica e o impacto das redes sociais nos jovens. Questões que já chegaram ao Parlamento britânico com o primeiro-ministro, Keir Starmer, a admitir que está a ver "Adolescência" com os filhos.
"Tenho um rapaz de 16 anos e uma rapariga de 14. É um drama muito, muito bom para assistir. Esta violência cometida por jovens é influenciada pelo que vêem 'online' e é um problema real", disse.
Episódios gravados com plano-sequência único
Outro fator que distingue a história é ser contada com um plano-sequência único, ou seja, não houve cortes.
Ao longo dos quatro episódios, percebe-se que houve um exercício de extrema coordenação para serem gravados de uma só vez. Para cada um, houve cinco dias de rodagem.
Ator de 15 anos estreia-se na representação
E, por incrível que possa parecer tendo em conta a prestação, é uma estreia na representação para o protagonista. Jamie Miller. Chama-se Owen Cooper, na vida real, tem apenas 15 anos e até sonhava ser futebolista.
Mudou o objetivo depois de ver um filme com Tom Holland e, agora, até sonha em entrar num filme da Marvel. Depois desta experiência, foi catapultado para o sucesso e é agora considerado um ator com um talento a ter em conta.
Em apenas quatro dias, "Adolescência" foi vista mais de 24 milhões de vezes. É a série mais vista da Netflix, em 71 países, incluindo Portugal, e está no Top 10, noutros 91 países.