País

Com legislativas à vista, candidatos às presidenciais e autárquicas podem recuar

Por exemplo, no Partido Socialista, se, por um lado, esta eventual surpresa no calendário eleitoral oferece mais tempo para escolher o candidato à Presidência da República, poderá criar outra dificuldade. 

Fernanda de Oliveira Ribeiro

Gonçalo de Freitas

SIC Notícias

A perspetiva de eleições legislativas antecipadas pode alterar a dinâmica nos partidos. Alguns candidatos já anunciados tanto às autárquicas, como às presidenciais, como é o caso de André Ventura, poderão ver o futuro alterado. 

O Chega já fez saber que vai reprovar a moção de confiança que o Governo apresentou e o líder, André Ventura, também já tinha anunciado que é o candidato do partido a Belém, mas, tendo em perspetiva a eventual realização de legislativas antecipadas, manterá esta intenção?  

O resultado dessas eleições obrigará Ventura a enfrentar outros desafios? 

Mariana Leitão, líder parlamentar da Iniciativa Liberal, também já é oficialmente a candidata do partido às presidenciais.  

IL não vê, para já, motivos para mudanças

Contactada pela SIC a IL não vê, por agora, motivo para alterar o que foi estabelecido por unanimidade no Conselho Nacional, mas ter eleições legislativas como pano de fundo pode obrigar à mudança de cadeiras. 

No Partido Socialista, se, por um lado, esta eventual surpresa no calendário eleitoral oferece mais tempo para escolher o candidato à Presidência da República, poderá criar outra dificuldade. 

Alexandra Leitão é o nome do PS para enfrentar Carlos Moedas, em Lisboa, nome que ganhou relevo no partido.  

Manterá a candidatura que será formalizada, já no sábado, no Pavilhão Carlos Lopes, na capital? 

PCP mantém João Ferreira na corrida a Lisboa?

 João Ferreira do PCP vai ser novamente candidato à presidência da Câmara de Lisboa. Manterá o partido esta intenção se o xadrez político nacional se alterar? 

Para já, diz que a questão não suscita nenhuma consideração. 

Do PSD soava a possibilidade de Pedro Duarte, ainda ministro dos Assuntos Parlamentares, ser o candidato à Câmara do Porto, o que obrigaria Luís Montenegro a fazer uma remodelação governamental. 

É que as legislativas podem mudar líderes, caso o resultado não seja o desejado. Logo, os candidatos às autárquicas e presidenciais já escolhidos podem, nesse cenário, não fazer parte da equação. 

Dúvidas que se manterão nos próximos dias, até haver mais certezas sobre o panorama político nacional. 

Últimas