O Parlamento debate e vota esta quarta-feira a moção de censura do PCP ao Governo. Em mais de 50 anos de democracia, os partidos já apresentaram e discutiram 35 moções de censura.
Do total de moções de censura apresentadas, apenas uma foi aprovada. Aconteceu em 1987 e levou à queda do primeiro Governo de Aníbal Cavaco Silva.
O Governo de Luís Montenegro é já um recordista neste tema. Mas que Governo foi alvo de mais moções de censura? E qual o partido que mais as apresentou?
Esta quarta-feira, será a 36.ª moção de censura. Ainda antes de ser debatida, já se sabe que está destinada ao chumbo, com os votos contra da AD, PS e IL.
Será a segunda moção de censura ao Governo de Montenegro: depois do Chega, agora foi o PCP a apresentar. A moção foi anunciada após o primeiro-ministro ter admitido avançar com uma moção de confiança ao Governo se os partidos da oposição não esclarecessem se consideram que o executivo "dispõe de condições para continuar a executar" o seu programa.
A declaração, feita no sábado à noite, foi feita após ter sido noticiado pelo Expresso que a empresa Spinumviva - até sábado detida pela mulher de Montenegro, com quem é casado em comunhão de adquiridos, e filhos -, recebe uma avença mensal de 4500 euros do grupo Solverde.