Cumpre-se esta quinta-feira o segundo de três dias de greve na função pública. Depois dos técnicos superiores, hoje é a vez dos assistentes técnicos.
No Hospital de São João, no Porto, a adesão à greve "está fortíssima" e "ronda os 90%", adianta Orlando Gonçalves, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, à SIC.
"Os constrangimentos para os utentes são mínimos porque as consultas vão-se realizando (...) A greve não é para eles, é para que o Governo perceba que as carreiras gerais também têm de ser valorizadas e revistas."
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais exige ao Governo o início das negociações para valorizar as carreiras de cerca de 175 mil funcionários públicos.
Os sindicatos defendem uma subida imediata dos salários em todos os escalões.
Na sexta-feira é a vez dos assistentes operacionais fazerem greve.