País

ADN 'trama' homem suspeito de violação e tentativa de homicídio a idosa em Palmela

Além do crime de violação de que está indiciado, o homem é também suspeito de tentativa de homicídio da mulher, que só foi assistida várias horas depois da prática dos crimes.

Canva

SIC Notícias

Um homem de 49 anos detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de crime de violação e tentativa de homicídio de uma idosa, de 87 anos, em julho do ano passado, no concelho de Palmela, ficou esta quinta-feira em prisão preventiva, anunciou a PJ.

A detenção foi efetuada na quarta-feira, perto do mercado do Livramento, na cidade de Setúbal, após perseguição policial devido a uma tentativa de fuga fracassada, mas só esta quinta-feira foi divulgada, tendo o suspeito sido ouvido em primeiro interrogatório judicial e ficado sujeito à medida de coação mais gravosa.

Além do crime de violação pelo qual está indiciado, o detido é também suspeito de tentativa de homicídio da idosa, que só foi assistida várias horas depois da prática dos crimes, quando foi dado o alerta por familiares.

Tramado pelo ADN

Os crimes terão sido cometidos na madrugada de 18 de julho de 2024,tendo o agressor estado fugido desde então, como informou a Judiciária ao início da noite de esta quinta-feira, acrescentando que "a prova foi conseguida quarta-feira, após recolha de ADN do arguido, pelo Laboratório de Polícia Científica da PJ, em comparação com amostra recolhida aquando da inspeção ao local".

"Dos factos investigados, apurou-se que o suspeito entrou na casa da vítima, onde já havia estado anteriormente com um familiar da mesma, com o objetivo único de praticar a agressão sexual" e "após entrar na residência, agrediu a mulher, de 87 anos, de forma violenta, recorrendo inclusive ao estrangulamento e asfixia mecânica, que a deixaram inconsciente, e consumou a violação", explica a PJ.

Perante as agressões sofridas, a vítima correu risco de vida e esteve vários dias internada em unidade hospitalar.

Suspeito tem cadastro

O suspeito tem já antecedentes criminais, tendo inclusivamente cumprido pena de prisão efetiva por várias vezes.

A polícia refere que irá prosseguir a investigação para apurar outros eventuais ilícitos praticados pelo detido.

Com LUSA

Últimas