País

Inibidores de sinal de telemóvel e drones testados na cadeia de Vale de Judeus

O concurso público para o novo projeto-piloto, que será estendido a todo o país, vai ser lançado ainda este ano. Vale de Judeus vai ter também duas novas torres de vigilância.

SIC Notícias

Após a fuga de cinco reclusos, em setembro, o Ministério da Justiça decidiu que os primeiros testes com inibidores de sinal de telemóvel e drones serão na prisão de Vale dos Judeus. Este é um projeto piloto para reforçar a segurança nas prisões que vai depois ser replicado em todo o país.

Depois do caso Vale de Judeus, o Governo avançou com auditoria às 49 prisões do país, que permitiu que fossem detetadas várias falhas e muitas fragilidades.

Por esse motivo, a 21 de janeiro, a ministra Rita Júdice fez um anúncio: prometeu mudar o que está mal e também reforçar a segurança nas cadeias.

Para isso, vão avançar os testes com inibidores de sinal de telemóvel e de drones.

De acordo com o Diário de Notícias e confirmado pela SIC, a cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre, vai ser a primeira a testar esse sistema com inibição total do sinal.

O concurso público vai ser lançado ainda este ano.

A cadeia de Vale de Judeus vai ter ainda duas novas torres de vigilância. O projeto-piloto deverá depois ser implementado nas restantes cadeias do país.

Nos últimos cinco anos, foram apreendidos mais de 8.400 telemóveis nas prisões.

Últimas