País

Gripe das aves: DGAV descarta risco para os humanos

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) esclarece que o virus continua a circular em aves selvagens mas, garante, sem risco para os humanos. A transmissão para humanos é rara e grave, mas esta segunda-feira as autoridades britânicas confirmaram uma infeção numa pessoa.

Elsa Gonçalves

Catarina Lúcia Carvalho

José Vaio

Ricardo Piano

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) esclarece que não há risco de casos de gripe aviária nos humanos. Garante que os nove casos conhecidos no país estão controlados, mas pede aos proprietários de explorações para manterem os animais confinados e em caso de suspeita alertarem as autoridades veterinárias

O mais recente caso de gripe aviária na capoeira de um turismo rural em Albergaria-A-Velha levou ao abate de todas as aves.

A DGAV diz que estão já identificadas as zonas de risco. As medidas de controlo passam pela inspeção, remoção dos animais e desinfeção e restrições num raio até 10 quilómetros do foco detetado.

Esclarece que o virus continua a circular em aves selvagens, como se confirmou no caso de Caldas da Rainha mas, garante, sem risco para os humanos.

A transmissão do vírus para humanos é rara e grave, mas esta segunda-feira as autoridades britânicas confirmaram uma infeção numa pessoa.

Desde o final de 2024, são já nove os focos confirmados em Portugal.

Na Europa, sobretudo na Hungria e em Itália, foram detetados mais de 840 focos de gripe aviária entre outubro de 2024 e janeiro de 2025.

Últimas