País

Hospitais da Prelada e da Cruz Vermelha vão testar projeto piloto nas urgências pediátricas

Portaria que reorganiza esta resposta à doença aguda até aos 18 anos foi publicada na quarta-feira em Diário da República.

SIC Notícias

Ainda não há datas definidas. Em alguns hospitais do país já funciona assim, mas a tendência é mesmo essa: ligar para a linha SNS 24 antes de ir para as urgências pediátricas tal como se faz já em muitas de adultos.

No Porto vai abrir o centro de atendimento clínico pediátrico, na Prelada, para crianças não urgentes. Em Lisboa será na Cruz Vermelha.

A portaria que reorganiza esta resposta à doença aguda até aos 18 anos foi publicada na quarta-feira em Diário da República, mas o calendário da implementação das medidas ainda está por definir pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

O Jornal de Notícias disse esta quarta-feira que o projeto piloto vai alargar-se em algumas urgências pediátricas de Lisboa e Vale do Tejo, Leiria, Santarém e Caldas da Rainha bem como outras da área metropolitana do Porto.

O Hospital de S. João, por exemplo, já está a funcionar com este projeto “Ligue antes, salve vidas” há mais de um mês.

Depois de se ligar para a linha 808 242424, as crianças serão direcionadas após a avaliação telefónica para a urgência, se for caso disso ou em casos de patologia aguda mais ligeira para outras respostas do SNS que podem passar pelos centros de saúde ou pelos espaços de atendimento clínico pediátrico.

Últimas