País

Gripe preocupa em Portugal: hospitais pressionados e mortes acima do esperado

O pico da gripe ainda não chegou, mas o número de casos já é considerável: só na primeira semana do ano foram identificados mais de 1.000. Uma tendência que preocupa e que se deverá manter nas próximas semanas, pelo que a vacinação ganha uma importância superior.

Joana Vitória Teixeira

O número de casos de gripe em Portugal está a aumentar e a tendência deverá manter-se assim nas próximas semanas. Os dados mostram que o número de mortes está acima do esperado, sobretudo entre idosos e mulheres.

O pico da gripe ainda não chegou, mas o número de casos já é considerável: só na primeira semana do ano foram identificados mais de 1.000.

"Estamos numa fase galopante de crescimento do número de casos associado ao que foram as festas do Natal e do Ano Novo, o que faz com que haja este aumento de casos", refere Gustavo Tato Borges, especialista em saúde pública.

Idosos e mulheres entre as principais vítimas

O impacto sente-se em todas as idades, mas a mortalidade está a crescer nos maiores de 85 e em mulheres.

A vacinação é uma das medidas a ter em conta, até porque o número de casos de gripe deverá aumentar.

O Instituto Dr. Ricardo Jorge revela que desde o inicio da época gripal, em setembro, até agora houve mais de 41 mil casos de infeção respiratória, dos quais mais de 4.000 de gripe, um fator que contribui também para o aumento do tempo de espera que se tem observado, nas últimas semanas, nas urgências.

Últimas