Os casos de gripe continuam a aumentar nesta altura do ano. O Hospital de São João, no Porto, tem tido uma afluência maior devido às doenças respiratórias. Mas como se pode proteger do frio e dos vírus? E como pode proteger as pessoas perto de si?
Numa altura de maior circulação e transmissão de vírus, os médicos destacam que devem ser tomadas medidas para prevenir a gripe sazonal.
"Desde a pandemia que a população foi aderindo aos diferentes comportamentos de proteção nesta altura de maior transmissão de vírus respiratórios", assinala Miguel Cabral, médico de Saúde Pública do Hospital de São João.
Como proteger os outros?
Em entrevista à SIC, o médico recomenda que se siga a "etiqueta respiratória", ou seja, que os espirros e a tosse sejam "cobertos com um lenço descartável" ou pelo interior do cotovelo.
Em caso se sintomas respiratórios, aconselha também a utilização de máscara, sobretudo em contexto de "proximidade com população vulnerável ou de muita gente aglomerada".
Miguel Cabral explica que há vários vírus em circulação nesta época do ano, como o o da gripe. Devemos estar a "aproximar-nos ou ter acabado de passar" o pico, sugere o clínico.
A gripe, uma doença aguda viral que afeta as vias respiratórias, é um dos "principais problemas de saúde" no inverno, diz o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ocorre, geralmente, entre novembro e março.
Como se pode proteger?
Em períodos de frio e maior circulação de vírus, o SNS recomenda cuidados em relação à nutrição, desidratação e conforto térmico.
- As pessoas devem preferir alimentos ricos em nutrientes para "ajudar o sistema imunitário no combate a infeções e doenças características";
- Manter uma boa hidratação para o organismo "repor as perdas";
- Vestuário deve ajustar-se à temperatura exterior, sobretudo nas extremidades – mãos, pés e cabeça -, com o uso de luvas, cachecol e gorro.
Para prevenir eventuais doenças, deve:
- Ter cuidados com mudanças de temperatura;
- Vestir-se por camadas;
- Manter-se agasalhado dentro de casa;
- Melhorar a qualidade do ar em casa e, de seguida, aqueça a casa;
- Manter a temperatura da casa entre os 19ºC – 22ºC;
- Fazer desporto;
- Comer frutas e legumes todos os dias;
- Ingerir líquidos ao longo do dia, mesmo sem sede;
- Evitar bebidas alcoólicas.