País

Novas tabelas de preços da ADSE: o que muda em janeiro?

Das cirurgias no privado ao reembolso por consultas, são muitas as alterações. ADSE prevê terminar 2024 com lucros na ordem dos 153 milhões de euros, abaixo do ano passado.

João Tomás

Ana Rita Sena

As novas tabelas de preços da ADSE vão entrar em vigor no início de 2025. Os trabalhadores do Estado vão pagar, no máximo, 500 euros por qualquer cirurgia que façam no privado com convenção do subsistema de saúde. A poupança anual para os utentes será de 13 milhões de euros, custos que revertem para o Estado, mas, em contrapartida, os preços das consultas vão aumentar em média 6% e os reembolsos também sobem.

É uma das mudanças que vai abranger 1,3 milhões de de pessoas que beneficiam do subsistema de saúde do Estado: a partir de janeiro, o valor máximo que um utente pagará por uma cirurgia no privado e no regime convencionado será de 500 euros, ficando a ADSE responsável pelo restante pagamento.

A medida deverá, segunda as contas da ADSE, representar uma poupança anual de 13 milhões de euros para os trabalhadores e reformados do Estado e respetivas famílias.

Mudanças variam consoante as especialidades

O que também vai mudar são os preços das consultas: nos hospitais e clínicas privadas com convenção, uma consulta de clínica geral aumenta um euro, de 4 para 5 euros. Já o preço das consultas de especialidade também aumenta, de 5 para 7 euros; no entanto, estão excluídas deste preçário as consultas de ginecologia, obstetrícia, pediatria, psiquiatria, psiquiatria da infância e da adolescência, reumatologia e oftalmologia, especialidades que já pagam valores mais elevados.

No caso de ser doente oncológico, uma consulta multidisciplinar vai passar a ser suportada integralmente pela ADSE, o que significa que não vai pagar nada.

Preços que sobem no regime convencionado, mas no regime livre aumentam os reembolsos para os utentes.

Os reembolsos das consultas presenciais realizadas em clínicas ou hospitais sem acordo com ADSE aumentam de 20,45 euros para 25 euros. O reembolso das consultas de psicologia também sobem para 16 euros.

A novidade são as consultas de nutrição, que passam a ter direito a reembolso também no mesmo valor. Até agora não havia direito a receber apoio do subsistema de saúde do Estado por esta especialidade no regime livre.

A nova tabela de preços entra em vigor já em janeiro. A fechar as contas de 2024, a ADSE prevê terminar o ano com lucros na ordem dos 153 milhões de euros, menos do que no ano passado.

Últimas