As baixas temperaturas têm permitido a produção de neve de cultura na Serra da Estrela. Está a ser produzida pelos meios mecânicos da estância de esqui. Os 25 canhões têm estado a funcionar desde o último domingo.
“Estamos a produzir a bom ritmo, se não tivéssemos esta humidade, estaríamos a produzir o dobro daquilo que estamos neste momento a produzir. A humidade é digamos que um inimigo que teremos sempre aqui presente. Também temos de jogar com ele, é o que é”, explica Carlos Varandas, estância de esqui da Serra da Estrela.
Tem pelo menos sido o suficiente para cobrir parte da estância. Irá abrir no próximo sábado. O objetivo é ter 4 pistas a funcionar com pouco mais de um quilómetro de área esquiável.
“Iremos ter esta pista de aprendizagem, que estará apoiada pelo tapete, e as outras três apoiadas pelos dois meios mecânicos que são os telesquis. A telecadeira ainda não será possível porque não teremos neve no planalto superior, mas, portanto, a telecadeira está em usufruto neste caso para passeio”, explica Carlos Varandas.
Sem previsão de queda de neve, a alternativa é produzi-la. É branca, tem consistência, até é mais resistente. É neve, ainda que não seja natural.