País

Desigualdades no acesso ao digital: quase 400 alunos sem computador em escola de Matosinhos

Em todo o país, serão mais de 45 mil os alunos que não têm computador nas escolas, num ano que vão fazer provas digitais. Governo avançou com verba para comprá-los, mas os agrupamentos escolares ainda têm de lançar concursos.

SIC Notícias

Dos 1300 alunos da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, perto de 400 continuam sem computador. A situação cria desigualdades no acesso ao digital. 

Nesta escola, 22% dos alunos do ensino secundário não têm computador, enquanto no ensino básico são mesmo 41%. A escola vai receber cerca de 46 mil euros para aquisição dos equipamentos, que prevê conseguir comprar em janeiro. Mas há que referir os computadores que já foram atribuídos, masestãoinoperacionais e sem garantia. 

“Cerca de 120 máquinas, neste momento, estão avariadas”, nota Jorge Silva, professor de Informática da escola. “Não temos condições para as reparar.” 

Em todo o país, mais de 45 mil alunos estão sem computador nas escolas, num ano que vão fazer provas digitais. O Governo diz que já disponibilizou 10 milhões de euros, mas o problema pode demorar a resolver. Os agrupamentos escolares ainda vão ter de lançar concursos para comprar ou reparar equipamento. 

OMinistério da Educação, Ciência e Inovaçãoquer começar em fevereiroa fazer provas de ensaio para a preparação das avaliações em formato digital, ou seja, das provas de aferição dos 4.º e 6 anos e as provas finais do 9.º ano.

Últimas