País

"Apertou o pescoço” e “desferiu murros” a Betty: Castelo Branco arrisca cinco anos de prisão

Betty Grafstein revelou à investigação que tinha receio que o marido a matasse. José Castelo Branco está acusado de um crime de violência doméstica agravada.

SIC Notícias

O Ministério Público (MP) acusa José Castelo Branco de violência doméstica. O despacho de acusação foi deduzido no início do mês, mas só agora foi tornado público. No despacho de acusação com 12 páginas, a que a SIC teve acesso, o Ministério Público aponta várias agressões graves em datas não apuradas.

"Apertou o pescoço da Betty Grafstein até ela sentir dificuldades em respirar." Esta é apenas uma das agressões - que terão começado desde o início do casamento, há 28 anos - relatadas no processo.

Segundo a acusação José Castelo Branco também bateu na mulher “desferindo murros por todo o corpo e empurrando-a".

Fernando Silva, advogado de José Castelo Branco, sublinha que o socialite nega estas agressões.

“A verdade que eu tenho é a verdade do meu constituinte. E não existe nenhum indício relevante que demonstre” as agressões, afirma o advogado, em declarações à SIC.

O despacho do Ministério Público refere que, em abril, Betty Grafstein foi internada depois de um alegado empurrão do marido, que lhe terá fraturado a bacia e provocado vários hematomas.

“Não existem elementos, nem sequer ninguém que alguma vez tenha visto [a agressão]. Isso é falso”, insiste o advogado de Castelo Branco.

Maus-tratos foram também psicológicos

A defesa garante que as provas são frágeis e pondera pedir a abertura da instrução para tentar evitar a ida a julgamento, mas o Ministério Público não imputa a Castelo Branco apenas maus-tratos físicos. Há também acusação de maus-tratos psicológicos.

"Atuou com o propósito concretizado de maltratar a vítima, de 95 anos, molestando-a no seu corpo e saúde psíquica, injuriando-a e atemorizando-a, bem sabendo que era a sua mulher e estando ciente da idade desta", lê-se no despacho de acusação.

Betty terá confidenciado à investigação, segundo o Ministério Público, que "tem medo que o marido a mate".

Contactado pela SIC, José Castelo Branco rejeitou falar do caso. Está acusado de um crime de violência doméstica agravada e arrisca cinco anos de prisão.

Últimas