País

Atraso no atendimento do INEM associado a mais uma morte

Este será o 11.º caso. A família do homem de 90 anos que morreu há uma semana, em Matosinhos, diz que esteve 20 minutos à espera que o INEM atendesse a chamada e não conseguiu.

André Palma

SIC Notícias

Subiu para 11 o número de mortes potencialmente relacionadas com as falhas no socorro prestado pelo INEM.

Um homem de cerca de 90 anos morreu este sábado em Perafita, Matosinhos. A família denuncia que esperou cerca de meia hora por uma resposta do Instituto de Emergência Médica, sem sucesso. Como alternativa, contactou diretamente os bombeiros.

“Terá havido dificuldade de a senhora ligar para o INEM antes de contactar os bombeiros. Esteve perto de 30 minutos a ligar ao INEM”, revela o comandante dos bombeiros voluntários de Matosinhos-Leça, António Amaral, citado pela RTP. “O desfecho podia ter sido outro.”

O óbito acabou por ser declarado no local.

Em comunicado, o INEM garantiu que o tempo médio de espera no atendimento do CODU foi, neste sábado, de apenas 19 segundos, fruto das medidas de contingência implementadas, incluindo o "mecanismo de atendimento automático" que é acionado em momentos de sobrecarga do sistema.

O INEM avança ainda que reforçou as escalas no período diurno.

Este sábado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou responsabilizar o Governo pelos problemas no INEM, defendendo que a prioridade deve ser resolver as falhas dos últimos dias.

"O ponto fundamental é que rapidamente se encontre uma solução", apelou o Presidente.

Últimas