País

Força Aérea resgata homem de navio ao largo da Madeira

O homem, que se encontrava num navio, precisava de "transferência urgente para uma unidade hospitalar".

Rita Rogado

Um homem de 52 anos foi resgatado pela Força Aérea Portuguesa ao largo do Arquipélago da Madeira. Foi transferido de urgência para o hospital.

O resgate aconteceu esta segunda-feira por um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea.

Em comunicado, a Força Aérea explica que o homem precisava de "transferência urgente para uma unidade hospitalar". Por isso, foi ativado o apoio da Força Aérea pelas 13:00.

Nas imagens, é possível ver-se a tripulação da Esquadra 751 – “Pumas” descer até à embarcação. A vítima foi estabilizada e, de seguida, transferida para o helicóptero.

Foi também empenhado um avião P-3 da Força Aérea, devido à "distância da missão", que apoiou a operação de resgate e acompanhamento ao helicóptero, acrescenta.

A missão foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), após indicação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) da Marinha Portuguesa.

Só este ano já foram realizadas mais de 50 operações de busca e salvamento, indica este ramo das Forças Armadas na mesma nota.

A Força Aérea Portuguesa tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o que equivale a mais de metade de Europa. É a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte.

Últimas