Centenas de pessoas manifestaram-se na cidade do Porto para homenagear Odair Moniz. Tal como em Lisboa, pediram justiça para o homem de 43 anos, baleado por um polícia. Concentraram-se junto à sede do Comando da PSP, em protesto contra a violência policial. Afirmam que há racismo e atitudes discriminatórias dentro das forças de segurança.
Duas manifestações marcaram este sábado, em Lisboa. Uma, com milhares de pessoas, exigiu justiça pela morte de Odair Moniz e a demissão do diretor nacional da PSP, depois de um comunicado que escreve uma versão diferente da transmitida pela Polícia Judiciária.
Outro protesto teve lugar à mesma hora, com muito menos participação, de apoio à ação da polícia. Foi liderado por André Ventura, dirigente do Chega.
O Presidente da República acredita que a Justiça vai funcionar na investigação à morte de Odair Moniz. Marcelo Rebelo de Sousa elogiou as manifestações deste sábado por terem decorrido sem incidentes.
O chefe de Estado disse também que espera que o funeral de Odair Moniz aconteça hoje com serenidade. Nos bairros da Grande Lisboa, a situação nas últimas horas é mais calma.