No concelho de Matosinhos há uma escola onde é proibida a entrada e uso de telemóveis dentro da sala e no recreio. A medida foi implementada em setembro depois da recomendação do Governo e abrange todos os alunos. Para algumas crianças o recreio tornou-se mais divertido.
“Aproveitamos para brincar, para jogar futebol, basquetebol… temos mais brincadeiras agora”, explica Diogo Pala, aluno da escola de Matosinhos.
“Por vezes o telemóvel era motivo de conflito entre os alunos, conflito dos pais entre os alunos e também impedia que eles convivessem e brincassem. Nós no recreio temos jogos, mesas de ping pong, matraquilhos para eles se divertirem e juntarem um pouco”, conta Elisabete Ferreira, diretora do agrupamento de escolas de Matosinhos
O uso do telemóvel em contexto escolar é um dos temas que vai ser discutido e votado no plenário desta quinta-feira no parlamento. Há já uma petição com mais de 23 mil assinaturas a pedir que o aparelho não seja utilizado nas escolas a fim de um maior convívio e socialização das crianças.
Um assunto que divide opiniões dos encarregados de educação. Para os mais novos, a única exigência é poderem continuar a ser o que são: crianças e brincar.