Eduardo tem 21 anos e está prestes a terminar o curso de Técnico de Armazém, Adega e Lagar, em Reguengos de Monsaraz. A formação faz parte do PRO_MOV, um programa nacional que junta, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) a empresas de vários setores, e que aposta em áreas nas quais há mais oferta de emprego.
"Tinha acabado a escola e não tinha arranjado ainda emprego. Entretanto, fui ao site do Centro de Formação e encontrei lá este curso e decidi inscrever-me. Primeiro tive aulas para perceber o que ia fazer e como se ia processar", refere o jovem.
O programa faz agora parte de uma plataforma europeia lançada, por agora, apenas em Portugal e Espanha. Tem como objetivo requalificar trabalhadores que estão no desemprego, ou que têm neste momento trabalhos que podem não ter um futuro certo.
O portal pretende facilitar a vida de quem procura formação ou emprego com recurso à Inteligência Artificial (IA).
Ainda numa versão piloto, a plataforma já disponibiliza mais de 20 cursos. Alguns, como os que envolvem o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), são gratuitos, mas outros podem ter custos associados.
A formação abrange áreas que vão desde o digital, à indústria, passando pela saúde e agricultura.