Mal se avista, o imponente Palácio-Convento Nacional de Mafra, uma das mais icónicas obras do século 18, justifica a visita. Os Concertos de Carrilhão são grátis, todos os Domingos, às 16h.
Mais conhecido sobretudo depois de retratado no livro Memorial do Convento, de José Saramago, a este Monumento nacional não faltam lendas nem histórias de assombrar com ratazanas.
Em Mafra prevalece a ideia de uma grande obra arquitetónica, da construção de uma cidade Real, com toda a sua envolvente, com a assinatura do Rei.
Tem um traço e características da opulência do século 18, época em que o aparato tinha muito peso, mas ao Rei interessava também tudo o que colocava dentro desse aparato, que o valorizasse, daí haver uma Basílica, as estátuas italianas e a Biblioteca, que tem mais de 30 mil volumes.
De alma leve e coração cheio fica quem passa pelo concelho de Mafra, que esconde achados arqueológicos, Monumentos, Restaurantes para todos os gostos, campo e praias de sonho, para um passeio romântico ou em família, num património natural com História.