País

"Número de profissionais é insuficiente": guardas prisionais alertam para "poucas mudanças" desde a fuga de Vale de Judeus

O guarda prisional Sérgio Brilhante disse, à SIC, que "foi adicionado mais um elemento no sistema CCTV e um elemento por pátio", não sendo este um número suficiente para a quantidade de reclusos que tem o estabelecimento.

SIC Notícias

O guarda prisional Sérgio Brilhante disse, à SIC, que desde a fuga de Vale de Judeus, houve um pequeno reforço de meios nos pátios e no controlo de videovigilância, no entanto, insistiu que o número de profissionais é insuficiente.

Ainda que tenha "mudado a direção do estabelecimento", "o que mudou foi muito pouco", explicou o guarda prisional ao dizer que "os elementos de vigilância continuam a ser os mesmos" [do dia em que cinco reclusos fugiram de Vale de Judeus], não tendo sido aumentados.

Sérgio Brilhante sublinhou ainda que "foi adicionado mais um elemento no sistema CCTV e um elemento por pátio", não sendo o número suficiente para a quantidade de reclusos que tem o estabelecimento.

Foi detido um dos cinco reclusos que fugiu de Vale de Judeus

Recorde-se que os guardas de várias cadeias do país são esperados esta segunda-feira numa concentração defronte de Vale de Judeus, promovida pelo Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), que quer "demonstrar a união e o apoio do corpo da guarda prisional aos colegas do EP de Vale de Judeus" e, desta forma, "demonstrar que existem problemas transversais a todos os estabelecimentos prisionais e que afetam a vida de todos" estes profissionais.

Últimas