País

Turismo continua a crescer: número de dormidas atingiu em agosto o valor mais alto de sempre

Segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, as dormidas mensais atingiram um máximo histórico em agosto de 2024.

SIC Notícias

Portugal tem visto o turismo a aumentar cada vez mais. Em Lisboa, agosto é um dos meses em que mais se nota este crescimento, mas isso não parece favorecer quem por lá trabalha. 

“Os meses anteriores não foram muito bons até porque nós achamos aqui que as pessoas concentraram-se para o Europeu, para os Jogos Olímpicos, mas sim, este mês que passou notámos mais turismo. Não é um turismo de consumismo como nós estávamos habituados no ano anterior”, conta Sandra Coutinho, vendedora. 
“Em termos de pessoas acho que mais turismo, que é diferente de um bom turismo. O que eu notei é que o turismo que existe neste momento em Lisboa é de massas. Não sei se é um turismo muito em termos de retorno económico, mas não é o turismo, a meu ver, o melhor turismo”, José Vaz, motorista. 

Para os turistas, os preços baixos comparados com os países de origem são uma das vantagens de visitar a capital portuguesa, mas não é só o poder monetário que atrai os visitantes.

“Este é o nosso aniversário de 30 anos de casamento e viemos celebrar num local onde nunca tínhamos estado”, conta um casal à SIC. 

De acordo com dados lançados pelo Instituto Nacional de Estatística ( INE) esta segunda-feira, em agosto deste ano o setor do alojamento turístico registou 3,8 milhões de hóspedes e 10,5 milhões de dormidas… um aumento em relação a julho.

Nos mercados externos, o Canadá e os Estados Unidos foram os que mais cresceram durante o mês passado.

Últimas