País

Fuga de reclusos: guardas responsáveis pelas câmaras de vigilância vão ser interrogados

Apesar de estarem dois guardas escalados para o serviço, apenas um estava a controlar as câmaras no dia em que cinco reclusos fugiram da prisão.

SIC Notícias

Os dois guardas que estavam responsáveis pelas câmaras de vigilância no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, vão ser interrogados esta terça-feira pelo Serviços de Auditoria e Inspeção.

Apesar de estarem dois guardas escalados para o serviço, apenas um estava a controlar as câmaras no dia em que cinco reclusos fugiram da prisão. A fuga foi gravada, mas o alerta só foi dado 40 minutos depois.

Na segunda-feira, inspetores da Polícia Judiciária prosseguiram com os interrogatórios aos guardas e aos reclusos do estabelecimento prisional. As celas também foram inspecionadas, assim como a lista de pessoas que visitaram a prisão nos últimos tempos.

O relatório do inquérito preliminar sobre a falha de segurança na prisão de Vale de Judeus é apresentado esta terça-feira. O documento está a cargo da divisão de segurança da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Sensivelmente daqui a um mês será conhecido outro relatório, do Serviço de Auditoria e Inspeção, dirigido por um magistrado do Ministério Público.

A ministra da Justiça, Rita Júdice, marcou uma conferência de imprensa para esta terça-feira, às 17:00, onde vai falar sobre a fuga dos reclusos.

Na conferência de imprensa estarão também presentes a secretária de Estado Adjunta e da Justiça e o inspetor-geral dos Serviços de Justiça.

Últimas