A fuga de cinco reclusos do estabelecimento prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, ocorrida no passado sábado, continua a marcar a atualidade mediática em Portugal.
Na emissão da SIC Notícias, a jornalista Sofia Pinto Coelho recordou uma tentativa de fuga ocorrida precisamente em Vale de Judeus, em 2001, travada pela descoberta do túnel que estava a ser escavado por um dos reclusos que tentava escapar.
"Acabei por contactar um preso e ele, para me demonstrar que havia cumplicidade dos guardas, (...) passou-me as plantas de Vale de Judeus que eles compraram aos guardas para saber onde é que deviam escavar", refere.
Sofia Pinto Coelho considera ainda que "as fugas [de estabelecimentos prisionais] têm de ter sempre a cumplicidade dos guardas.