No dia em que foi registado um sismo de magnitude de 5,3 em Portugal, a SIC Notícias esteve na uma sala de ensaios sísmicos, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para perceber o trabalho ali desenvolvido.
O engenheiro Paulo Candeias explica que na sala de ensaios sísmicos desenvolvem estudos com vários tipos de construções, como betão armado, tijolo, pedra, estruturas metálicas e estruturas de madeira. O objetivo é perceber a resistência sísmica e a vulnerabilidade dos diferentes tipos de material, acrescenta o responsável do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Os resultados científicos são utilizados pelas autoridades, por exemplo, no planeamento da Proteção Civil e por empresas de construção.
Um sismo de magnitude de 5,3 na escala de Richter foi registado esta madrugada ao largo de Sines. O epicentro do abalo foi registado às 05:11, a 58 quilómetros a oeste de Sines.
Foi sentido em todo o país e é o maior desde 1969. Foi igualmente sentido em Marrocos e em Espanha, sobretudo na Andaluzia, informou o Instituto Geográfico Nacional.
Não há registo de vítimas ou danos causados pelo tremor de terra, que foi seguido de réplicas de menor intensidade.