País

Último grande terramoto na região de Lisboa foi há 55 anos

Já em 1755 Lisboa foi arrasada por um forte sismo. Estima-se que poderá ter tido uma magnitude superior a 8 na escala de Richter e acredita-se que pelo menos 30 mil pessoas poderão ter perdido a vida.

(Arquivo)

SIC Notícias

Um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter foi registado esta segunda-feira de madrugada, com epicentro a 58 quilómetros ao largo de Sines. Este terá sido o maior terramoto em Portugal continental dos últimos 55 anos.

Mas antes, há quase 270 anos, Lisboa foi arrasada por um forte sismo. Estima-se que poderá ter tido uma magnitude superior a 8 na escala de Richter.

O terramoto de 1755 acabou por ser seguido de uma onda de grandes dimensões, que poderá mesmo ter alcançado os 20 metros de altura.

Nunca foi revelado ao certo o número de mortes, mas acredita-se que pelo menos 30 mil pessoas poderão ter perdido a vida.

Além disso, em 1969, o país voltou a registar um outro terramoto. Foi o maior do século XX em Portugal Continental. Foi sentido, sobretudo, no sul do país, em Vila do Bispo, Portimão e Aljezur.

O epicentro ocorreu a 200 quilómetros de Sagres e teve uma magnitude de 7.9 na Escala de Richter. Pelo menos 13 pessoas morreram.

Últimas