Centenas de pessoas fazem fila à porta da Agência para as Migrações e Asilo (AIMA) do Porto para terem acesso aos cartões de residência. Há milhares de processos pendentes na agência e pessoas que estão à espera há mais de 20 anos.
Alanis veio de Viana do Castelo, esta quinta-feira, às 6:00 para ser uma das primeiras da fila. Está há dois anos à espera do cartão de residência e, se o documento não chegar até ao próximo mês, terá de deixar de estudar.
Regularizar o processo de residência não é tarefa fácil e tem outro tipo de implicações. Sem o documento em questão fica privada do atendimento nos hospitais públicos.
Nas longas filas que se formam desde madrugada, à porta da AIMA do Porto, os casos de espera pelos cartões de residência multiplicam-se e há uns que excedem os limites.
António Almeida, por exemplo, mudou-se para Portugal em 1999 e, desde então, ainda não lhe foi entregue o cartão de residência.
Situações como estas são o desespero de pessoas que escolheram Portugal para viver, mas que devido ao atraso nos processos estão ilegais.
Em Portugal, há 400.000 processos pendentes de regularização de residência. Fonte ligada à AIMA disse que foi emitido um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar pela Federação Nacional do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas.
Questionada pela SIC sobre a situação, o sindicato não quis prestar declarações.