O PCP saudou a reeleição de Nicolás Maduro e exigiu ao Governo português uma postura de respeito pela soberania e independência da Venezuela. O comentador da SIC Luís Marques Mendes considera que é uma atitude de "loucura" e "suicida" e lembra que o próprio partido comunista venezuelano não compreende a decisão dos comunistas portugueses.
Luís Marques Mendes disse, ainda, que o PCP perdeu os princípios e a vergonha na reação à vitória de Nicólas Maduro.
Recorde-se que os comunistas destacam que as eleições na Venezuela "constituíram uma importante jornada democrática, em que participaram milhões de venezuelanos e cujos resultados reafirmaram o apoio popular ao processo bolivariano", lê-se em comunicado.
O partido repudiou ainda o que considera serem "manobras de ingerência nas eleições da Venezuela, que foram amplamente propagandeadas".
Os comunistas criticam em particular a "reação do Governo português, alinhada com a política de ingerência dos Estados Unidos da América (EUA), da União Europeia (UE) e de quantos procuram animar a campanha promovida pela extrema-direita golpista".