País

Crise nas urgências: administradores hospitalares denunciam dificuldades há vários meses

Está a ser mais um fim de semana complicado nas urgências de pediatria e de obstetrícia e ginecologia. Em entrevista na SIC Notícias, Xavier Barreto, presidente da Associação dos Administradores Hospitalares diz que o cenário atual já era expectável.

SIC Notícias

Este domingo há 13 serviços encerrados, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo. Os administradores hospitalares já denunciam as dificuldades nas urgências há vários meses. Xavier Barreto diz que o cenário atual já era expectável e que a solução passa por contratar e reter mais profissionais.

Este sábado, as grávidas chegaram a ser encaminhadas para hospitais privados, já que três das quatro urgências de obstetrícia abertas este fim de semana na zona de Lisboa estiveram sob enorme pressão. A direção executiva do SNS garante que a situação já está normalizada.

Fora de Lisboa, é o Hospital de Santo André, em Leiria, que mais preocupa. Pelo menos até dia 19 estão encerrados os serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia. Até lá, os partos programados estão a ser encaminhados para o Centro Materno e Infantil do Norte, no Porto, a duas horas de distância. Já os partos urgentes, estão a ser encaminhados para Coimbra.

Últimas