Augusto Santos Silva confessa-se surpreendido por ter sido chamado para depor na comissão de inquérito ao caso das gémeas.
Em entrevista à RTP 3, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou ter sido convocado pela comissão de inquérito, mas disse ter poucos esclarecimentos a dar.
Ainda assim, garantiu estar disponível para responder a todas as questões.
“Evidentemente prestarei esclarecimentos à comissão parlamentar de inquérito”, disse.
Augusto Santos Silva não avançou se o fará por escrito ou presencialmente. Contudo, salientou que não vê razões para não comparecer presencialmente.
Durante a entrevista, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, reforçou que o processo da atribuição da nacionalidade às gémeas luso-brasileiras cumpriu a lei.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ex-primeiro-ministro, António Costa, também foram notificados para deporem.
Apenas o Presidente da República pode optar por não prestar declarações.
O pedido de depoimento do Presidente da República foi aprovado em 4 de junho pela comissão de inquérito. O requerimento para a audição do antigo primeiro-ministro António Costa foi aprovado em 21 de junho e a audição de Augusto Santos Silva, enquanto ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, foi aprovada em 3 julho.