País

Há um pico de novos casos de covid-19, DGS aconselha uso de máscara em caso de sintomas

Rita Sá Machado afirma, no entanto, que os casos identificados são ainda inferiores aos do verão passado. A diretora-geral da Saúde deixa também recomendações para os dias de maior calor que aí vêm.

Rita Carvalho Pereira

A diretora-geral da Saúde admite que está a registar-se um pico de novos casos de covid-19. Rita Sá Machado afirma, contudo, que os casos de que há registo são em número inferior aos verificados no último ano.

“Aquilo que temos visto ao longo das últimas três semanas é que existe, realmente, um aumento da incidência de infeções por covid-19", constatou a diretora-geral da Saúde, esta sexta-feira, em declarações aos jornalistas, em Vila Pouca de Aguiar.

“Apesar de ser identificado, é um aumento inferior àquele que acontece no ano passado (...) durante o verão”, acrescentou.

Rita Sá Machado lembra a importância das “boas práticas” para evitar o contágio, em particular o uso de máscara. Apela, também, a quem manifeste sintomas que mantenha o distanciamento físico.

A diretora geral da saúde apresentou, esta manhã, o plano de contingência de saúde para o verão. Para prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor - sobretudo para a população mais vulnerável, como idosos, doentes e crianças -, são recomendados cuidados específicos.

Estarmos nas nossas casas, abrigados; hidratar. Procurar também, se o calor for extremo, abrigos temporários, locais climatizados”, enumerou Rita Sá Machado. “Também evitar, nas horas de maior calor, haver a prática de atividade física (...). Ter atenção também aos raios ultravioleta, com a utilização de protetor solar.”

Últimas