A comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas tratadas no Hospital de Santa Maria vai ouvir uma companhia de seguros brasileira para apurar a participação que teve no âmbito do tratamento das duas meninas. O pedido foi aprovado, esta sexta-feira, após o PSD ter apresentado um requerimento.
Em causa está a companhia de seguros Amil Assistência Médica Internacional, que o requerimento do PSD aponta como responsável por uma “participação naturalmente interessada (...) no procedimento de tratamento das crianças”.
É solicitada “a documentação relativa à celebração do contrato de seguro de saúde em causa, a apólice, com eventuais anexos donde conste a data de celebração do seguro, o objeto e a respetiva cobertura e/ou tomadores do seguro e seus beneficiários”.
Os deputados sociais-democratas pedem ainda que, caso a empresa não disponha de representação em Portugal, “os dirigentes máximos (nomeadamente o respetivo CEO) sejam ouvidos por videoconferência para obter informações e prestar esclarecimentos sobre o seu interesse e acompanhamento do processo no Brasil e em Portugal”.
A comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas que receberam tratamento prossegue, esta sexta-feira, com a audição de Wilson Bicalho, o advogado dos pais das gémeas.