País

Debate quinzenal: elogios a António Costa resultaram num 'ping-pong' de acusações entre Montenegro e Ventura

No debate quinzenal desta quarta-feira, Luís Montenegro afirmou que António Costa vai seguramente ser melhor Presidente do Conselho Europeu do que foi primeiro-ministro. O assunto promoveu uma das discussões mais acesas com Luís Montenegro a acusar André Ventura de 'imaturidade política'.

Mariana Jerónimo

Inês de Oliveira Martins

Esta quarta-feira realizou-se o primeiro debate quinzenal desde as eleições europeias do passado dia 9 de junho. Um dos temas em cima da mesa foi o apoio do atual Governo ao antigo primeiro-ministro, António Costa, que está cada vez mais perto de assumir a presidência do Conselho Europeu.

No inicio apenas se ouviram elogios e agradecimentos a António Costa por parte do Secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, e do atual primeiro-ministro, Luís Montenegro - mas foi 'sol de pouca dura'.

O líder do Chega, André Ventura, não quis perder a oportunidade de lançar farpas à candidatura de António Costa e nem o atual primeiro-ministro escapou.

Bancada cheia para ver a troca de acusações entre Montenegro e Ventura

André Ventura relembrou as palavras do atual primeiro-ministro quando, há um ano, se referiu ao socialista como "maior fracasso na governação de um país", acusando Luís Montenegro de "hipocrisia".

Mas o social-democrata, além de justificar as suas declarações do passado, não se deixou ficar perante as acusações do líder do Chega.

"Depois de tudo aquilo que o Sr. deputado disse de mim e do meu partido, a sua vontade era estar aqui ao meu lado a governar comigo. A imaturidade e inconsistência têm destas coisas Sr. deputado", frisou Luís Montenegro.

Depois de um 'ping-pong' de acusações, o primeiro-ministro e o líder do Chega entenderam que o debate quinzenal era o lugar ideal para medir quem esteve melhor nas eleições europeias.

Luís Montenegro relembrou André Ventura sobre os resultados obtidos pelo partido nas últimas eleições europeias - que resultaram numa derrota visível do Chega. Um debate que ficou marcado por uma troca de "bazófias" entre Montenegro e Ventura.

Últimas