País

“Quebra de confiança política” leva administração da ULS de Viseu a apresentar demissão

O pedido de demissão foi entregue à ministra da Saúde e acontece na sequência de declarações polémicas de Ana Paula Martins sobre os gestores hospitalares. Na quarta-feira, a governante criticou as “lideranças fracas” no SNS.

Carolina Botelho Pinto

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões apresentou esta quinta-feira a demissão por “quebra de confiança política” da ministra da Saúde “na atual equipa”, depois de Ana Paula Martins ter criticado os gestores hospitalares.

Na quarta-feira, a ministra da Saúde afirmou que os hospitais têm “lideranças fracas” e anunciou a criação de comissões de acompanhamento e auditoria aos conselhos de administração para os “ajudar a cumprir a sua missão”.

Em reação a estas declarações, a administração da ULS de Viseu Dão-Lafões considerou “ser seu dever apresentar o pedido de demissão”, de forma a facilitar a transição para uma nova equipa que possa liderar a instituição “em condições de perfeita articulação com a tutela”.

“As recentes declarações públicas da Sra. ministra da Saúde, em sede de audição parlamentar ocorrida no dia de ontem, constitui uma manifesta quebra de confiança política na atual equipa do órgão de gestão da ULSVDL”, lê-se no comunicado divulgado esta quinta-feira.

Esta administração tinha sido nomeada a 7 de março para desenvolver um projeto de integração das instituições de saúde do Centro Hospitalar de Tondela-Viseu e do Agrupamento de Centros de Saúde de Dão-Lafões.

Apesar das “insuficiências” de recursos e “limitações” da autonomia de gestão que “condicionaram” o trabalho, diz o Conselho de Administração que nunca se “esquivou” dos problemas.

O Conselho de Administração acrescenta que deixa o cargo de “consciência tranquila” e com a certeza de que o trabalho realizado fala por si.

Últimas