É uma torre que faz finalmente jus à aldeia de Castelo que não tinha um monumento digno desse nome. Destaca-se bem na paisagem do empreendimento turístico pensado por Isolino Marçal, um emigrante que venceu nos Estados Unidos, e que fez nascer um resort de luxo que tem na sustentabilidade a pedra de toque de todo o projeto.
"Estas portas são de traves antigas que foram trabalhadas e pôs-se aqui um espelho a condizer com o antigo (...) é daquelas portas antigas dos celeiros”, explica Isolino Marçal, proprietário do Pedra Pura resort.
A porta vai dar à casa de banho onde, também, os materiais têm uma história. O empresário conta que as pias são feitas de "pedaços de rochas que encontrámos na propriedade, que é o xisto". Aqui nada se perde e qualquer pedaço de pedra ou de madeira é transformado em peças de mobiliário para as 40 suítes do hotel.
Isolino construiu uma mini pedreira na propriedade e tudo é feito à medida para um empreendimento que se vai servir de tudo o que a quinta tem para oferecer: " É um hotel com um seguimento médio/alto, desde a cozinha regional, padaria, pastelaria, fazer queijo e os produtos da terra, trazer os turistas para trabalharem com o chefe para a mesa, estarem envolvidos na natureza", diz o empresário.
Está praticamente tudo a postos para este castelo somar números à história recente do turismo de Chaves. Já na cidade, as vistas deste hotel são para a secular torre medieval. Abriu há cinco anos, tem cerca de 40 quartos e uma procura cada vez maior.
A maior parte dos nossos clientes vem de cidades grandes, precisamente para aproveitar o que a nossa cidade tem para dar que é o conforto, a tranquilidade e o poderem descansar uma noite. Temos a gastronomia, temos os nossos monumentos (...) temos uma herança romana", conta Ana Alves, diretora do Hotel Castelo.
Uma herança que Chaves está a explorar cada vez mais e que se reflete no crescimento do turismo. No ano passado bateu o recorde de visitante com cerca de 207 mil dormidas nas unidades hoteleiras do concelho.
Temos muitas pessoas a fazer a Nacional 2 de mota, a pé, de carro, temos muito esse turista. E temos cada vez mais o estrangeiro que vem para conhecer a região. Não só aqui chaves, mas também a região de Trás-os-Montes, conta Ana Alves
Tenho aqui centenas de americanos que já estão para vir, já temos, também, em setembro vários que vêm (...)", explica Isolino Marçal.
O turismo está a tornar-se numa importante mola económica para Chaves que começou por abrir as portas aos vizinhos espanhóis, mas que agora se abre cada vez mais ao mundo.