Economia

Turismo do Porto e Norte sugere "transferir investimentos na Portela" para o aeroporto Sá Carneiro

Luís Pedro Martins aplaude a decisão do novo Aeroporto de Lisboa, mas lamenta que não haja mais investimento a Norte. Lembra que o aeroporto Sá Carneiro é o mais premiado da europa e devia ser melhorado.

Rui Carlos Teixeira

Jorge Matos

O reforço no aeroporto Francisco Sá Carneiro é inevitável e as obras, mais cedo ou mais tarde, vão ter de avançar. E porque não agora? É essa a convicção do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal que, ao Governo, deixa uma sugestão.

"Enquanto se está a construir o aeroporto de Alcochete, que vai passar mais de uma década, podia-se aproveitar esta infraestrutura e continuar a valorizá-la e a aumentá-la para daqui a 10 anos passarmos a ter uma excelente infraestrutura a sul e uma excelente infraestrutura a norte. Tenho dúvidas sobre se investimentos agora na Portela não deveriam ser transferidos para aqui", explica Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

Transferir as obras da Portela para a Maia é a sugestão de Luís Pedro Martins, que saúda a decisão sobre o novo aeroporto na capital, mas pede que seja acompanhada de mais investimento no aeroporto mais premiado da Europa.

"Os dados são muito claros. Ele tem sido muitíssimo premiado no seu segmento, entre 15 milhões de passageiros, tem tido constantemente primeiros prémios e é uma infraestrutura que tem sido muito relevante para a região. Para o turismo, é verdade, mas não só (…). Também para as empresas e convém recordar que esta é a região que representa mais de 40% das exportações do país", sustenta.

Quanto ao papel da TAP, Luís Pedro Martins fala num diálogo promissor com a atual administração da companhia a quem promete cobrar as promessas agora feitas.

"As promessas falam, inclusivamente, e usam alguma terminologia que nunca tínhamos ouvido falar, como por exemplo a ideia de um mini-hub que é bem vista por nós, obviamente. E esperamos que haja surpresas a partir de 2025".

O responsável pelo turismo da região lamenta ainda que não haja mais aposta a Norte tanto no ar como em terra.

"Estamos a falar do aeroporto, devíamos estar a falar de uma ligação TGV entre o Porto e Madrid, que nos colocava aqui a cerca de duas horas e 45 minutos dessa capital e, isso sim, poderia ser verdadeiramente transformador".

Declarações que acontecem na inauguração da nova cara do Turismo do Porto e Norte que resulta de um investimento de 70 mil euros do PRR. Quem chega ao Sá Carneiro tem agora uma nova janela para a região mais tecnológica e mais sustentável.

Últimas