País

Zelensky visita Portugal: como se prepara esta operação de “grande complexidade”?

A PSP avisa que haverá “condicionamentos em algumas artérias” de Lisboa. Ainda assim, garante que os constrangimentos serão “mitigados e minimizados ao máximo” pela PSP.

Ana Rute Carvalho

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visita esta terça-feira Portugal, onde se vai encontrar com o primeiro-ministro Luís Montenegro e o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa. Para esta visita correr com tranquilidade, foi montada uma operação de segurança com medidas excecionais.

Na SIC Notícias, o subintendente da PSP Sérgio Soares explica que esta é uma operação de “grande complexidade”, que obriga a uma “grande articulação” entre as várias forças e serviços de segurança.

“Estamos preparados e prontos para qualquer cenário. Trabalhamos a montante para evitar qualquer incidente, mas estamos prontos a reagir", assegura.

Por uma questão de segurança, o subintendente não adianta com os pormenores da operação, mas avisa os cidadãos que esta terça-feira haverá “condicionamentos em algumas artérias” de Lisboa.

Sem adiantar os locais, Sérgio Soares esclarece que os constrangimentos vão durar o tempo que Zelensky estiver na capital portuguesa.

Ainda assim, garante que os constrangimentos serão “mitigados e minimizados ao máximo” pela PSP, de forma a que as pessoas presentes em Lisboa “nem sintam que está cá uma alta entidade”.

O Presidente Zelensky deverá chegar a Lisboa por volta da hora do almoço. Durante o dia, vai encontrar-se com Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro, e assinar um acordo de cooperação bilateral para 10 anos.

Últimas